segunda-feira, outubro 30, 2006

8º post - E que seja bendita esta necessidadeeeee !!!

Nossa !!! É o fundo do poço !!!

Ontem me peguei cantarolando Alexandre Pires, pelamordeDeus !!!

Quando se está fora do Brasil, sente-se uma necessidade absurda de consumir português com aquele sotaque que só a gente sabe falar !!!

Alexandre Pires, Leonardo, Zezé di Camargo & Luciano, Mc Sapão, Mc Leozinho, tudo que quando se está no Brasil é veementemente repudiado e/ou guardado como seu maior segredo.

Nunca, em toda minha vida, eu escutei tanto Roberto Carlos, e já virei fã !!!

Essa carência de consumir coisas brasileiras e achar graça da própria desgraça é o que nos leva avante; afinal já somos quase 200 milhões de brazzucas, uns 190 lá no nosso território e uns 10 mundo a fora !!!

Brasileiro no exterior é um ser extranhíssimo. Pelo menos em áfrica é assim....se afastam como o diabo se afasta da cruz, coisa impressionante. Mas quando se trata de consumo, tem sempre brasileiro junto pra escutar música brega, é tipo jamaicano por reggae, ou cearense por forró.

É sempre assim, brasileiro tem o dom de atrair, seja pela música, futebol ou novelas.

No aeroporto de Johanesburg, à espera de meu vôo para casa, eu tomei todas e de graça, apenas por que o garçom era fã de Ronaldinho Gaúcho.

Mas de um modo geral a vida em África é muito difícil e dura, o primeiro impacto é muito forte e traumático, entretanto o povo é muito parecido com o brasileiro, gosta de festa e são muito acolhedores.

Tive sorte de ter o suporte de uma instituição como o ISPU, que sempre me apoiou em momentos difíceis, pois para quem sai pela primeira vez de seu país para trabalhar é uma barra as diferenças.

Onde fica o guaraná antárctica ? Cadê a goiabada ? simplesmente não existe, a falta que essas insignificâncias nos traz é algo sem precedentes para o imigrante.

Ir dormir sem comer um pãozinho francês com manteiga e queijo minas frescal e a fatia do presunto Sadia ou sem o “Boa Noite” da Ana Paula Padrão. Essas bobagens fazem falta !!!

Mas por outro lada aprendemos a ter novas manias como o suco “Ceres de maçã (putz, é viciante !!!) ou cerveja Amstel bem gelada e carangueijo grelhado com leite de côco !!!

Hahahahaha, eu sofro, mas me divirto. Virei noveleiro, pois comprei o kit “mata saudades”, uma parabólica com a Globo internacional, mas a Globo só passa novelas e aquelas miniséries chatérrimas, logo a porra da novela para me viciar, e eu que andava limpo dessas drogas há tantos anos....

Pois é, essa é a vída de um brasileiro no interior da África, aos trancos e barrancos tento sobreviver com todas as minhas forças.
Até a próxima !!!
Notita: tentei zilhões de vezes uploadar umas fotos, mas tá PHODA essa internet daqui....desculpem !!!

segunda-feira, outubro 23, 2006

7º Post - Promessa é Dívida !!! (ou O Prometido é Devido !!!)

Conforme prometido, aquí estão as fotos do Dumba Nengue.
Apreciem...
com moderação !!! :-)




















Encontro na Drogaria da Zambézia (acima), (Ao lado) Caice e seu look Muslin....

















Estrada que leva ao Dumba (!!!) e ao lado visão parcial da entrada "Principal" do Dumba !!!

Até a próxima !!!

sexta-feira, outubro 13, 2006

6º Post - Лада (автомобил)

Olha só quem está em exposição no Salão do Automóvel 2006 – Paris !!!!


Será que a Renault também investe nesta mer..., digo, marca também ?

Clica aí em cima, e aqui também !!!

Como dizem por estas bandas...... Chiças !!!

quinta-feira, outubro 12, 2006

5º Post - Dumba Nengue

Aaaaaaaahhhhhhhhhh, África !!!!

Quantas mudanças em minha forma consumista compulsiva de ser !!!
Brasileiro se assemelha ao americano única e exclusivamente em sua forma de consumo; a mais selvagem possível !!!
Fui desesperadamente em todas as lojas da minha A(c)tual Cidade, e não encontrei nada que satisfizesse minhas necessidades, tanto em forma como em tamanho, afinal utilizo o tamanho GPC¹ !!!
Quando, derrepente, não mais que derrepente (parafraseando Vinícius de Moraes), eu decidí me render aos encantos dos Shopping Centers dos interiores da África, os Dumba Nengues !!!
É uma pena que não tenha levado minha câmera pra lá, por motivos óbvios, mas prometo que da próxima vez que for levá-la-ei !!!
Nossa.....é uma experiência “Total Recall”; lembra a Feira de São Joaquim, lá na cidade baixa, só que ao invés de tempeiros, azeite de dendê, leite de côco, galinhas, patos, perús, etc, etc, etc, temos materiais eletrônicos de procedência e origem mais duvidosas que a sexualidade de um freqüentador de sauna gay; todo e qualquer apetrecho para consertar bicicletas, visto que aquí bicicleta é, de fato, um meio não só de locomoção, mas de subsistência; alimentos em pequena escala; e, é claro, elas.....as maravilhosas roupas enviadas pelo exército da salvação europeu para agasalhar os pobres africanos.....
Se soubessem como esses vendem “caro” essas roupas....
Lá tem de tudo. Desde abadá do Camaleão – Carnaval 2005, eu ví (!), até calças Levi’s, bolsas Prada e Gucci, Camisas Lacoste, Tênis Nike, Cuecas Calvin Klein, Botas Timberland....iiihhhh, uma infinidade de ofertas !!!

Dá pra encontrar coisas novas, mas com preços mais salgados....eu, por exemplo, comprei uma calça por Mtn 50,00²*, bem, não foram Jeans como queria, mas por outro lado comprei uma Levi´s que ficou bem legal, entretanto se eu fizer uma greve de fome por uns 15 dias, aí sim, ficará ótima !!!
Comprei cuecas Calvin Klein novíssimas, Made in Hong Kong, Camisas Fubu de 2ª mão, Made in India, Calças Levi’s de 5ª mão, Made in Mexico....ê-hê mundo globalizado…..
É, ainda, uma das poucas formas de consumo por aquí....é...o fim do mundo não é aí....
Em breve contarei mais sobre as minhas incursões no mundo maravilhoso dos Dumba Nengues, e trarei imagens das minhas experiências antropológicas e o contato com estes seres tão interessantes....os “comerciantes” do Dumba !!!
Por hoje é só.
¹GPC – Grande Pra Caralho !!!
²Mtn 50,00 = U$2,00
R$1,00 = Mtn 11,50